Prefeitura divulga lista das melhores fantasias da Festa dos Mascarados

A Prefeitura de Jaboticatubas já tem a lista das melhores fantasias da Festa dos Mascarados, realizada durante a Semana Santa no município. O evento é uma tradição na região e representa a traição de Judas com Jesus. Os ganhadores do concurso foram divididos nas categorias adulto originalidade e criatividade; adulto originalidade e criatividade, menção honrosa; categoria personagem; personagem menção honrosa; infantojuvenil e infantojuvenil menção honrosa.

A ordem de classificação dos vencedores será divulgada e a entrega da premiação ocorrerá no próximo dia 16, às 18 horas, no Centro Cultural Valério Duarte. A entrada é livre e gratuita. Foram classificadas as seguintes fantasias:

001 Caixa Mágica Manivela (Infantojuvenil)
003 Noiva Mexicana
005 Pescador (Infantojuvenil)
007 Bozó
013 Igreja e Máscara (Infantojuvenil)
032 Luiz Gonzaga (Infantojuvenil)
032 Planta Carnívora
034 Plankton (Infantojuvenil)
062 Ana Castela (Infantojuvenil)
086 Mamonas Assassinas
083 Bob Marly
089 Cabeção de Chifre Preto e Vermelho
090 Velho do cesto
100 Tim Maia
110 Bar do Ismail
171 Edinho Bocão
172 e 175 Anjos e Demônios
191 Homem Invisível

Em Jaboticatubas, a Tradicional Queima do Judas é peculiar. No domingo de Páscoa, desfilam pelas ruas da cidade, muito bem feitos em tecido, capim, tintas coloridas, recheados de rojões, dois personagens: Judas e sua esposa Sabina, acompanhados de pessoas de todas as idades trajados com molambos e mascarados, que arrecadam "auxílio" para "malhar" o infeliz casal.

A originalidade das máscaras, construídas com argila, barro, papel machê e tintas variadas, além das vestimentas feitas de trapos e molambos, são a garantia da perpetuidade de uma tradição muito antiga que atravessa gerações. Pela sua importância cultural para a história do município, hoje a Festa dos Mascarados é um bem imaterial inventariado com reconhecimento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerai – Iepha-MG.

on 08 Abril 2024