Palestra sobre Patrimônio Cultural

Vocês sabem o que é Patrimônio Cultural?

Essa e outras perguntas nortearam a palestra sobre Patrimônio Cultural, realizada pela secretária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Jaboticatubas, Adelaide Izabel Marques, para alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Odorico Marques de Aquino, em Boa Vista.

Na palestra os alunos aprenderam sobre nossos bens inventariados, registros e tombamentos e como preservá-los. Através de fotos, eles conheceram um pouco da nossa história, arte e cultura. Para Adelaide Marques, é importante que nossas crianças saibam, desde pequenas, que Jaboticatubas é rica em bens patrimoniais e culturais. “O patrimônio cultural é a nossa herança do passado e o que construímos até hoje, e pelo seu valor, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. É obrigação de todos nós preservar, transmitir e deixar todo esse legado às gerações vindouras”, ressalta.

O ciclo de palestras se encerra no final de outubro. O objetivo é que todas as crianças do 4° e 5° ano das escolas municipais aprendam sobre Patrimônio Cultural e como preservar nossa cultura.

Estiveram presentes na palestra a secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Marcela Ribeiro, a diretora Municipal, Vanda dos Santos Silva e a professora, Renata Santos Moreira. O projeto, educação para o patrimônio nas escolas municipais é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Conselho Deliberativo, Consultivo e Normativo do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Jaboticatubas.

40

43

Os alunos também fizeram uma visista uma visita a Fazenda Cipó onde puderam conhecer todo o conjunto arquitetônico da fazenda, que inclui o Espaço Cultural Nhá Rita e o memorial da Fazenda do Cipó/Ecomuseu.

#AServiçodaNossaGente