Monitoramento reduz consumo de combustível na Prefeitura de Jaboticatubas

Há pouco mais de um mês a Prefeitura Municipal de Jaboticatubas implantou, em toda sua frota municipal, o sistema de rastreamento e monitoramento de veículos, conseguindo economizar, somente no primeiro mês de funcionamento, quase 3.000 litros de combustível, o que representa uma redução de aproximadamente R$ 12 mil no total gasto de setembro a outubro. Valor mais que considerável, tendo em vista o preço dos combustíveis.

Segundo o gerente municipal de frotas, Lucimar Antônio Santos, o objetivo é aumentar o controle dos deslocamentos, garantir mais segurança para os motoristas e ocupantes dos veículos e melhorar a gestão sobre o bem público. “Desde que o sistema foi implantado, no final de agosto, conseguimos acompanhar, em tempo real, todo o deslocamento dos veículos da prefeitura. Os equipamentos registram a localização exata, velocidade da condução e até mesmo as infrações e multas, caso ocorram. O monitoramento também serve para obter uma gestão mais eficaz sobre o patrimônio e ainda cria condições favoráveis para os itinerários, evitando desperdício de combustível”, explicou Lucimar.

Os funcionários, já cadastrados no sistema, receberam um cartão com o qual acionam os veículos. Neste cartão está inserida todas as informações do condutor, desde vencimento da habilitação, nome completo e CPF. Assim que uma pessoa aciona o carro, o rastreador identifica o motorista e aponta a posição do veículo.

Mais economia

Com a implantação do sistema, a Prefeitura também conseguiu economizar nas apólices de seguro. De acordo com Lucimar, baseado nas informações do rastreamento em tempo real, a Prefeitura consegue evitar prejuízos atribuídos a roubos ou furtos de veículos, garantindo um desconto com a empresa de seguros. Somente neste quesito, a economia foi de mais de R$ 3 mil.

“O valor pago para o rastreamento é relativamente baixo considerando a economia que estamos realizando. O monitoramento de cada veículo custa, em média, R$ 33,39, e a economia equivale a mais de R$ 200, em média, por carro, somente em combustível. Não será só a Prefeitura que se beneficiará, mas toda a população que terá essa economia transformada em benefícios” acrescenta Lucimar.

A Prefeitura garante que a economia será ainda maior nos próximos meses, já que a redução de gastos com serviços de manutenção ainda não foi mensurada. Até o momento, a previsão é de que a economia com este item ultrapasse os 30% de custo mensal.

Para o Prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Adriano Marques, este sistema veio para somar a outras ferramentas de transparência que a Prefeitura já disponibiliza. “Ações inovadoras como esta, mostram a seriedade da administração municipal, no que tange a economia e a gestão eficiente dos recursos públicos, com maior agilidade e racionalidade”, destaca.

As denúncias sobre o mau uso da frota municipal podem ser encaminhadas para o Comunique-se, através do whatsApp (99524-18810).