Mutirão de castração de cães e gatos realiza 139 cirurgias gratuitas em Jaboticatubas

A Prefeitura de Jaboticatubas, em parceria com a ONG-Ajuda Aliança Juizforana, realizou, entre os dias 30 de outubro a 1 de novembro, o mutirão de castração de cães e gatos. No total, 139 animais do município, sendo 97 cães e 42 gatos, machos e fêmeas, foram esterilizados. A unidade móvel, onde foram feitas as cirurgias, ficou estacionada no Parque de Exposição Álvaro Teixeira da Costa. O objetivo do mutirão é reduzir a população de animais em situação de rua e diminuir o risco de doenças transmitidas por zoonoses.

Antes da cirurgia, os animais que já haviam sido cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, passaram por exames para conferir a saúde. Aqueles que apresentaram problemas cardíacos, renais ou presença de tumores não foram castrados.

A esterilização é uma medida de saúde pública, pois ajuda a evitar a procriação irresponsável, principalmente dos animais em situação de rua e por consequência, a proliferação de doenças como zoonoses. O procedimento também é benéfico para os animais já que previne doenças como o câncer e infecções.

Educação ambiental

Antes dos trabalhos cirúrgicos começarem, os donos dos animais foram orientados sobre a importância da castração, posse responsável e a expectativa de vida do animal, que após a cirurgia, reduz em até 95% o aparecimento de tumores, entre outros benefícios.

Além da conscientização realizada para o público adulto, escolas da cidade também foram visitadas por membros do projeto. Palestras, voltadas para as crianças, buscaram estimular nos pequenos o cuidado com a natureza e com os bichos.

Animais em situação de rua

Nos últimos anos houve um aumento considerável de animais em situação de rua em Jaboticatubas. Para diminuir esta superlotação e, em consequência, minimizar os maus-tratos a eles, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, realizou a castração de 12 cães, machos e fêmeas. Os cães foram esterilizados em uma clínica veterinária particular e ficaram sob os cuidados de funcionários das secretarias por 10 dias. Os gastos com estes animais, como medicamentos e rações, foram doados.

Economia

Todos as castrações, realizadas pela ONG-AJUDA, foram gratuitas. Cada animal castrado pelo município custa aos cofres públicos cerca de R$150. O custo gerado pela ONG-Ajuda, em estadia, hospedagem, alimentação e demais gastos, custou menos que R$ 70 para cada animal.

artes1