HINO À JABOTICATUBAS (OFICIAL)

“Leônidas Marques Afonso”

Salve terra formosa e querida

Aprazível jardim sem rival

Pitoresca Jaboticatubas

Meu caríssimo berço natal.

Os teus raros primores são tais

E as tuas belezas são tantas

Que de teus filhos, todas as almas

Arrebatas, cativas, encantas {Bis}

No teu céu de azul safirino

Entre cirros o sol se conduz

Sobre ti lá de cima derrama

Afagante chuveiro de luz

Nas manhãs e nas tardes fagueiras

Balançando de leve as ramagens

Sopra a brisa impregnada de aroma

Que se exala das flores selvagens {Bis}

Minha terra, meu berço natal

És formosa tens luxo e beleza

O presente te faz opulenta

O porvir te trará realeza

Sem cessar ao bom Deus agradeço

Ter nascido em tão belo recreio

Nela espero dormir bem tranqüilo

O meu sono final em teu seio {Bis}

bandeira jaboticatubas

TEXTO EXPLICATIVO SOBRE O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE JABOTICATUBAS

O Brasão do Município de Jaboticatubas foi instituído pela Lei nº 792, de 12/08/85.

Os desenhos e formas têm os respectivos significativos:

1. Escudo Português, encimado pela Coroa Mural de Prata, com 08 (oito) torres, das quais apenas 05 (cinco) são visíveis em perspectivas no desenho, 2ª (segunda) grandeza, por ser sede de Comarca.

2. As portas abertas em vermelho representam: cordialidade, receptividade e acolhimento.

3. A naveta em campo azul e  a flor de liz ao centro da Coroa Mural, simboliza a padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição.

4. A estrela dourada representa a Cidade de Jaboticatubas, o triângulo vermelho representa o estado de Minas Gerais e a estrela em prata representa o Distrito de São José de Almeida.

5. O sol nascente simboliza  renovação, atividade e o trabalho do homem do campo.

6. As 03 (três) serras representam parte da Serra do Cipó, Serra da Lagoa Dourada e a Serra da Contagem.

7. Às margens das montanhas vemos 03 (três) pés de jabuticabas frutificadas, dando razão ao nome da Cidade de Jaboticatubas.

8. Abaixo temos uma faixa ondulada em prata com riscas em preto representando os rios e as cachoeiras, que embelezam o Município e a Região.

9. Abaixo do rio temos 03 (três) círculos  em prata com riscas em preto representando os lagos existentes na região.

10. Na parte inferior do brasão temos um listel em prata carregada com o nome da Cidade “Jaboticatubas” e as datas 1790 (surgimento do arraial) e 1.938 (emancipação político-administrativa).

11. À direita vemos uma árvore de ipê florida uma das características regionais e que ornamentam as florestas jaboticatubenses.

12. À esquerda temos uma bananeira frutificada significando a condição do Município, maior produtor da espécie em Minas Gerais.

BRASÃO

Brasão

O Brasão do Município de Jaboticatubas foi instituído pela Lei n.º 792, de 12/08/85. Escudo Português, encimado pela Coroa Mural de Prata, com 08 (oito) torres, das quais apenas 05 (cinco) são visíveis em perspectivas no desenho, 2ª (segunda) grandeza, por ser sede de Comarca.

As portas abertas em vermelho representam: cordialidade, receptividade e acolhimento.  A naveta em campo azul ea flor de liz ao centro da Coroa Mural simbolizam a padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição.  A estrela dourada representa a Cidade de Jaboticatubas, o triângulo vermelho representa o estado de Minas Gerais e a estrela em prata representa o Distrito de São José de Almeida.  O sol nascente simboliza  renovação, atividade e o trabalho do homem do campo.  As 03 (três) serras representam parte da Serra do Cipó, Serra da Lagoa Dourada e a Serra da Contagem.  Às margens das montanhas, vemos 03 (três) pés de jabuticabas frutificadas, dando razão ao nome da Cidade de Jaboticatubas.

Abaixo, temos uma faixa ondulada em prata com riscas em preto representando os rios e as cachoeiras que embelezam o Município e a Região.  Abaixo do rio temos 03 (três) círculos  em prata com riscas em preto representando os lagos existentes na região.  Na parte inferior do brasão, temos um listel em prata carregada com o nome da Cidade “Jaboticatubas” e as datas 1790 (surgimento do arraial) e 1.938 emancipação político-administrativa).  À direita vemos uma árvore de ipê florida, uma das características regionais e que ornamentam as florestas jaboticatubenses. À esquerda temos uma bananeira frutificada, significando a condição do Município, maior produtor da espécie em Minas Gerais.