(31) 2010-7100

Siga nos nas rede sociais

Praças e Feirinhas

PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
 

Uma das principais atrações de Jaboticatubas é a Praça Nossa Senhora da Conceição, ponto de encontro dos amigos e onde o tempo passa devagar, sentado em seus banquinhos e a sombra de suas árvores.

A praça Nossa Senhora da Conceição é bem traduzida pelas explicações do texto, extraídas do site www.minasgerais.com.br que diz:

"Localizada no centro da cidade, a praça apresenta implantação triangular. Com ostensiva arborização dividida entre palmeiras; arbustos; forrações; trepadeiras e outras árvores de médio e grande porte. Possui canteiros com formatos irregulares juntamente com postes e luminárias em formato globular. Encontram-se dois monumentos: o chafariz de concreto e um pedestal com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Nas reentrâncias da praça, têm-se vários banquinhos feitos de alvenaria com tijolos e placas de ardósia para o assento. A calçada, bem como o passeio, recebe revestimento em concreto desempenado, nos quais se distribuem as lixeiras. Ao longo da calçada há um ambiente composto por bancos e mesas com desenhos para jogos de dama e xadrez, além de um caramanchão edificado com caibros de madeiras e arame acima desta mesa, este ambiente da praça é conhecido popularmente como coreto. Em uma das extremidades da praça está um palanque em alvenaria de tijolo tendo seu acesso na parte interna à praça, feito através de escada que segue o formato semicircular. Sobre esse, observa-se um elemento escultório erigido em concreto, numa espécie de arco, ladeado por dois vasos de grande porte, além do painel da estrada real e sinalização turística. A praça conta também com ornamentos paisagísticos feitos com materiais reutilizados, além de possuir lixeiras de coleta seletiva. 

Na década de 60 foi reformada pela primeira vez a praça. Nos anos seguintes em meados de 70 e 80, a praça foi revitalizada com pequenos retoques e com cuidado especial e preservação as árvores, conhecidas como “sete cáscaras”, que sombreiam os bancos e praticamente toda a praça.

A praça possui monumentos que configuram a beleza e identidade do espaço. Assim tem-se imagem de Nossa Senhora da Conceição, inaugurado no ano de 1988 em homenagem a Santa de homônimo da praça. Tal monumento foi doado pelo ex-prefeito Antônio Dias Lage como parte de acordo feito entre ele e o Sr. Francisco Sales Costa, responsável pela doação do terreno para a construção da praça. O monumento é uma espécie de uma pequena gruta, azulejada por dentro e com pedras por fora. Adentro da gruta possui um pedestal de mármore onde acima deste está a Santa Nossa Senhora da Conceição enfeitada com flores. 
Outro monumento é o chafariz, cuja edificação não se tem datada. Sua construção ornamental é de estilo clássico, possui uma base e duas bacias ovais, com uma coluna-fonte adentro destas. Atualmente o chafariz encontra-se desativado e não se tem informação precisa de sua construção."

Recentemente, em outubro de 2018, ganhou canteiros com flores conhecidas por "beijos", sendo mais de 400 plantinhas dando colorido especial e vida a paisagem natural da praça e, em novembro de 2018, passou por reforma em suas luminárias recebendo lâmpadas de led e passando a oferecer aos frequentadores noturnos maior iluminação.

FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA AGROECOLÓGICA
 

Em Jaboticatubas, município  localizado  na Serra do Cipó, uma das principais atrações é a Praça Nossa Senhora da Conceição e nela acontece, sempre no 2º e 4º sábado de cada mês, a Feira de Artesanato e a de Raízes do Campo.

A Feira Raízes do Campo acontece em parceria com a Feira de Artesanato, organizada pela Prefeitura.