(31) 3683-1021 | 3683-1285

Siga nos nas rede sociais

Diagnóstico

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos e outros.

Critérios clínicos:

  • Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.
  • Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:

  • De biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
  • Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas.

O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado a partir de critérios como: histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica, também observados pelo profissional durante a consulta.

 

Última Atualização: 21 Abril 2020
Acessos: 64

O que você precisa saber sobre a COVID-19

O que é COVID-19?

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa.                                                                    

Como é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo.                                                                                                        

Como se Proteger?

Para se proteger da COVID-19 as recomendações são de higiene pessoal, distanciamento das pessoas, isolamento social, uso de máscaras, entre outros. 

Diagnóstico

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos e outros.

Se eu ficar doente?

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.

DECRETOS COVID-19

A Prefeitura de Jaboticatubas decretou situação de emergência em saúde pública em razão de surto da COVID-19. Confiram os decretos e legislações em razão da pandemia.

SERVIÇOS DE SAÚDE

Em caso de dúvidas, consulte o serviços de saúde, preferencialmente, pelos canais online. 

VÍDEOS COVID-19

Confira os vídeos educativos e orientações sobre a pandemia do COVID-19.

COMUNICADOS COVID-19

Comunicados COVID-19   Periodicamente a Secretaria Municipal de Saúde, publica o comunicados e informativos da pandemia do COVID-19 em nosso município.

BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS

Boletins Epidemiológicos   Periódicamente a Secretaria Municipal de Saúde, publica o boletim epidemiológico com informações da pandemia do COVID-19 em nosso município.