Lixo Zero chega a Jaboticatubas

Na última semana, a Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, junto ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), organizaram uma reunião na Câmara Municipal de Jaboticatubas, para apresentar a Semana Lixo Zero.

O evento foi organizado pelo Instituto Lixo Zero, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização. Para apresentar o evento estavam presentes a embaixadora Lixo Zero, Clarissa Cruz e a coordenadora do movimento, Márcia Souza.

A Semana Lixo Zero, que será realizada entre os dias 18 a 27 de outubro em todo Brasil, procura trazer soluções, por meio de diálogos e ações, para que a meta lixo zero seja alcançada. O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possíveis para conscientizar a comunidade a se tornar lixo zero. “As pessoas precisam entender que elas são as responsáveis pelo seu próprio resíduo. Precisamos começar com pequenas ações, mas o essencial é termos a consciência de que a responsabilidade pelo resíduo que criamos é nossa!”, acrescenta Clarissa Cruz.

Para participar do evento a prefeitura promoverá, no dia 23 de outubro, em São José da Serra, uma oficina de compostagem com a implantação do projeto piloto na comunidade. A ideia é descartar todo lixo orgânico neste recipiente para evitar emissões de gás metano, reduzir os espaços ocupados em aterros e lixões, evitar a poluição do solo e produzir húmus. Outras ações também serão realizadas como mutirão de limpeza na MG-10 e MG-20 e substituição dos copos plásticos descartáveis da prefeitura por canecas.

Segundo Clarissa Cruz, um dos maiores gastos do município está em todo resíduo produzido e no seu direcionamento. “Se todas as pessoas separassem o seu resíduo, o gasto com aterro sanitário seria menor e os recursos, com caminhão, por exemplo, poderiam ser utilizados em outros setores. Uma outra redução para a prefeitura seria a limpeza de locais públicos, que leva a uma diminuição no número de vetores, como mosquitos, ratos, baratas e consequentemente, com a diminuição de recursos em saúde”, revela.

Com o movimento lixo zero a prefeitura espera realizar diversas ações no município e conscientizar o maior número de cidadãos possíveis para que saiam de sua zona de conforto e comessem a mudar o estilo de vida.

Faça parte deste movimento!

Mais informações na Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente (Rua Dom Carlos Vasconcelos, nº 218, Centro - Telefone: 3683-1085).

LixoZero1 17102019 LixoZero2 17102019

on 17 Outubro 2019