(31) 2010-7100

Siga nos nas rede sociais

Oficina de compostagem ensina a reaproveitar nosso resíduo orgânico

Você sabia que todo resíduo orgânico que geramos pode se transformar em um adubo riquíssimo?

Ontem (23), durante a oficina de compostagem na comunidade de São José da Serra, os palestrantes Guilherme Pacheco e Luiz Filipe Maciel, do Movimento Massalas, ensinaram como transformar o resíduo orgânico em adubo e como manter uma composteira em casa.

Esta é uma ação da Semana Lixo Zero, realizada entre os dias 18 a 27 de outubro, em todo o Brasil. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade pelo seu próprio resíduo e como tirar proveito disso.

Durante a oficina, os participantes aprenderam na prática, como construir uma composteira do tipo minhocário com a utilização de baldes plásticos. Os palestrantes explicaram como as minhocas auxiliam no processo de compostagem, acelerando a decomposição dos resíduos orgânicos e aumentando a aeração das camadas, contribuindo para uma compostagem mais eficiente e produção de um adubo de melhor qualidade.

Vale ressaltar que no Brasil mais de 50% de todo resíduo produzido é orgânico, portanto, transformar a compostagem em um hábito contribui para uma queda significativa na geração de resíduos que sem a compostagem são encaminhados para aterros sanitários e lixões. 

Além da redução na quantidade de resíduos gerados, com a implantação desta simples ação, outras vantagens também podem ser apontadas, como: menor emissão de gás metano, valorização do insumo natural, redução na contaminação do solo e redução no gasto público com coleta de resíduos.

Gostou da ideia e quer aprender a fazer uma composteira? Procure a Secretaria de Segurança Social e Meio Ambiente, na rua Dom Carlos Vasconcelos, nº 218, Centro. Mais Informações: (31) 3683-1085.

Compostagem2 24102019 Compostagem3 24102019 Compostagem4 24102019

Compostagem5 24102019

on 24 Outubro 2019
Acessos: 322