Poços artesianos levarão água potável a três comunidades rurais de Jaboticatubas

A Prefeitura de Jaboticatubas recebeu, nessa quarta-feira, dia 14 de julho, o subsecretário de Estado de Gestão e Saneamento, Rodrigo Franco, acompanhado do diretor de Abastecimento de Água e Esgoto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Kleynner Lopes.

O intuito da visita foi acompanhar as primeiras etapas de construção e instalação de novos poços artesianos na cidade, que foram liberados através de edital de seleção para perfuração de poços tubulares profundos em comunidades carentes de água potável, da Secretaria em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Em Jaboticatubas, os poços artesianos atenderão três comunidades rurais: Bom Jardim, Jacinto e Mato Seco. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Copasa são responsáveis pela perfuração dos poços artesianos, enquanto o município construirá a rede de abastecimento, além de efetuar a ligação nas casas.

A iniciativa beneficiará diretamente 104 famílias. Das três comunidades rurais em Jaboticatubas que irão receber a distribuição de água potável pela prefeitura, Bom Jardim é a que tem o processo mais avançado. A perfuração do poço que atenderá a comunidade já está sendo executada pela empresa de saneamento onde estão sendo realizados os primeiros testes de vazão e qualidade da água, para, posteriormente, serem instalados o reservatório e redes adutora e de distribuição que irão atender à localidade. O início dos trabalhos contou com a presença do prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques.

O secretário municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, Fernando Henrique Siqueira Silva, lembra que essa é uma das ações mais importantes que o município realiza em prol das comunidades. “São comunidades que realmente precisam desse tipo de atendimento. É um sonho antigo dos moradores e fica registrada uma das ações mais importantes realizadas pela administração municipal. Vale ressaltar que muitas vezes as famílias usam cisternas como fonte de água para uso e consumo, mas muitas pessoas não têm condições de fazer a avaliação da água que sai dali. Com essas medidas, as famílias receberão uma água de qualidade e, sem dúvida, melhorar a qualidade de vida. A secretaria está se esforçando ao máximo para que todos os moradores sejam beneficiados o mais rápido possível”.

Além de Jaboticatubas, outras 44 cidades mineiras terão a concessão para a abertura de poços tubulares profundos. Cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o Estado. Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, as políticas públicas de saneamento básico para toda população devem ser reforçadas junto aos municípios. “Estamos aqui levando saneamento para as pessoas dentro desse importante projeto. Esperamos entregar esses poços até no final do ano que vem e levar água de qualidade para uso e consumo, melhorando a vida das pessoas”.

on 15 Julho 2021