Tradicional Festa Religiosa e Cultural de Setembro é realizada em Jaboticatubas

Desde o dia 29 de agosto acontece em Jaboticatubas a tradicional “Festa Religiosa e Cultural de Setembro”. O evento conta com missas, desfiles, penitências e apresentações de música. A realização é da Igreja Católica com o apoio da prefeitura.

A festa continua nesse final de semana e se estende até o domingo, dia 12 de setembro, com missas celebradas em dois locais, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e na Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Apesar de conhecida como “Festa de Setembro”, o evento começa sempre no último final de semana de agosto, com a celebração em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. Religiosos realizam uma caminhada de penitência de aproximadamente 10 quilômetros, levando a imagem que representa a Santa da comunidade do Barreiro até a Igreja Matriz. Depois, é celebrada a Santa Missa que abre oficialmente uma das mais tradicionais manifestações culturais de Jaboticatubas.

Após o início das comemorações, no primeiro final de semana do mês de setembro acontecem os desfiles pelas ruas da cidade. Eles representam cada santidade, começando pela sexta-feira com homenagem ao Sagrado Coração de Jesus e São Pedro. No sábado acontece o desfile em homenagem à Nossa Senhora do Rosário e São José. No domingo é a vez de homenagear o Divino Espírito Santo e São Sebastião. Depois de cada desfile, são celebradas missas em homenagem ao Santo de destaque do dia.

Importante lembrar que, nesse ano, mais uma vez, a Festa de Setembro conta com restrições por conta da pandemia. Mesmo assim, os cortejos e desfiles serão realizados com carreatas pelas ruas da cidade. Tudo está sendo organizado para que a tradição se mantenha, ao mesmo tempo em que a saúde de todos seja preservada.

Além da presença de pessoas da comunidade, os desfiles contarão com apresentações da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, com quase 150 anos de existência, e do Reinado de Nossa Senhora, composto por “Catopês” (cor azul, representando Nossa Senhora do Rosário) e “Langas” (cor vermelha, representando o Divino Espírito Santo). O Reinado de Nossa Senhora do Rosário traz em suas raízes as marcas da cultura africana. Os desfiles são feitos com trajes inspirados no século XIX e organizados por festeiros.

A festa termina com o retorno da imagem de Nossa Senhora da Piedade, em mais uma caminhada de penitência, dessa vez saindo da Matriz em direção à capela na comunidade do Barreiro, que leva o mesmo nome da Santa.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Nascimento, a Festa de Setembro representa uma importante manifestação cultural do município., “Em um município rico em manifestações culturais como Jaboticatubas, a Festa de Setembro é uma oportunidade ímpar de fortalecimento destas manifestações e de interação entre a nossa comunidade com a história do município, que se caracteriza muito pela força das manifestações religiosas. Estas devem ser, ano após ano, incentivada pelo Poder Público para fortalecer ainda mais nossa Cultura e não deixar que estes movimentos se percam no tempo”.

Confira a programação completa da festa aqui.

on 01 Setembro 2021