Jaboticatubas começa a vacinar adolescentes com comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde começa, nessa quinta-feira, dia 23, a vacinar contra a Covid-19 adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e a aplicar a dose de reforço (terceira dose) para idosos acima de 70 anos. A vacinação para esse grupo específico será das 08h às 16h.

A imunização acontece no ponto de apoio organizado para esse fim, na Rua Dom Carlos Vasconcelos, em frente à Câmara Municipal, no centro da cidade, e também no posto de saúde do distrito de São José do Almeida, localizado na Avenida das Rosas, número 238, no Bairro das Flores.

Importante ressaltar que a vacinação seguirá somente para o público específico que são: aplicação da primeira dose do imunizante para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, adolescentes de 12 a 17 anos gestantes e puérperas, com até 45 dias após o parto. Aplicação da dose de reforço (terceira dose) para a população acima de 70 anos que tenha completado 06 meses após a aplicação da segunda dose, pessoas residentes em instituição de longa permanência e população com alto grau de imunossupressão a partir de 28 dias após a aplicação da segunda dose.

A imunização acontece sem agendamento prévio e as pessoas que fizerem parte do grupo prioritário devem apenas comparecer e apresentar a documentação necessária, que é o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado no município, CPF, identidade e um comprovante de endereço. Para as pessoas com comorbidades, no caso dos adolescentes, será preciso apresentar também relatório médico constando a comorbidade e indicação da vacina. Em casos de gestantes, comprovação da gestação e para gestante alto risco, relatório médico com indicação da vacinação. Para puérperas, certidão de nascimento da criança. Para diabéticos, cópia receita médica.

O cronograma segue os parâmetros estabelecidos pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Em Jaboticatubas, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.782 pessoas foram diagnosticadas com a doença desde o início da pandemia. Dessas, 1.734 se recuperaram e sete pessoas estão ativas com o vírus no Município. Até o momento, 41 óbitos foram confirmados.

Os dados sobre os boletins epidemiológicos e o vacinômetro são divulgados diariamente nas redes sociais da prefeitura, além de estarem disponíveis para consulta no site oficial.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone: (31) 3683-1103.

on 23 Setembro 2021