Secretaria Municipal de Saúde lança Campanha de conscientização contra sífilis

A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de lançar uma campanha de conscientização e proteção contra a Sífilis, com o tema: “Todos Contra a Sífilis”. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença. A Sífilis é infecciosa, sexualmente transmissível e, nas mulheres, pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto.

É importante ressaltar que a doença tem cura O tratamento, em Jaboticatubas, é acompanhado pelas unidades básicas de saúde. Já os exames laboratoriais para diagnóstico são oferecidos pelos serviços credenciados pelo SUS.

O município irá oferecer em breve o teste rápido para o diagnóstico da doença. É importante ressaltar que a campanha não é voltada só para as mulheres, apesar de chamar a atenção para a transmissão em casos de gravidez. Todas as pessoas sexualmente ativas devem fazer o teste da sífilis. Em caso de resultado positivo para gestante, é fundamental que o parceiro também procure o serviço de saúde e passe pelo tratamento. Dessa forma, a reinfecção é evitada e a saúde da mãe e do bebê fica garantida.

A doença pode apresentar várias manifestações clínicas em diferentes estágios, como a sífilis primária, secundária, latente e terciária. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Sintomas

Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com cada estágio da doença:

Primária

Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

Secundária

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

latente – fase assintomática

Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Terciária

Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção.

Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo.

O uso do preservativo durante as relações sexuais é de fundamental importância para evitar o contágio da doença e continua sendo o meio mais eficiente de prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta ainda que, quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento, menores as possibilidades de adoecimento e de transmissão da doença para outras pessoas, especialmente durante a gestação. Fique atento e se proteja.

Para saber mais entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde: (31) 3683-1103.

on 08 Dezembro 2021