Jaboticatubas é certificada para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Jaboticatubas, através de concessão do Ministério do Turismo, recebeu pelo segundo ano consecutivo o certificado para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A informação foi divulgada pelo órgão Nacional na última nesta segunda-feira, dia 28 de março.

A participação do município só foi possível porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, cumpriu todos os requisitos exigidos na Portaria 41/2021, que envolve possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimento, registro de empresas e trabalhadores no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país, com o objetivo de nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Com a inserção, o município recebeu a categoria “C”, em uma escala de A a E, e por isso, passa a ter direito a benefícios importantes, como a ampliação da capacidade de captar recursos, acesso aos programas da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, acesso a programas do Ministério do Turismo e fortalecimento da organização municipal. Juntamente com Jaboticatubas, outros oito municípios que integram a região turística da Serra do Cipó receberam o certificado.

Para a secretária municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Isabel Rocha, o município teve uma ótima colocação. “O trabalho da equipe da nossa secretaria foi fundamental. Quem ganha com isso é a nossa população, por isso a importância de todos em conhecer esses benefícios. Há crescimento na economia e a nossa região turística é mais reconhecida”.

Para acessar o novo Mapa do Turismo Brasileiro, clique aqui.

on 30 Março 2022