Prefeitura inicia castração gratuita de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente iniciou o cadastramento para a castração gratuita de cães e gatos em Jaboticatubas. A prioridade é para animais de pessoas que possuem o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, animais em situação de rua, animais de ONGs e protetores.

O Projeto de Castração de Cães e Gatos do município é um programa pioneiro na região e representa mais um avanço para a causa animal em Jaboticatubas. O objetivo é diminuir o número de animais abandonados e conscientizar a população sobre a importância da esterilização de animais, ainda que domiciliares, para que haja diminuição da prática criminosa de abandono de filhotes.

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento e Assistência Social, o projeto está sendo executado com recursos próprios da Prefeitura. Para sua implantação, foi construído o Centro de Esterilização de Cães e Gatos do município, dentro da área interna do Parque de Exposições. O local está totalmente preparado para esse fim, com materiais e equipamentos necessários.

Os animais que passam pelo procedimento de castração estão sendo catalogados e “chipados”, ou seja, após a operação de esterilização, todos eles recebem um chip, que é implantado na pele, para monitoramente e controle dos animais castrados no município. Após o início dos trabalhos, a média de procedimentos realizados por dia está em torno de cinco. A Prefeitura espera realizar um total de 720 castrações de cães e até 100 gatos por mês.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, Fernando Henrique Siqueira Silva, o projeto vai promover o controle da população de cães e gatos na cidade, principalmente os de situação de abandono, reduzir o número de doenças transmissíveis e conscientizar as pessoas sobre a importância da castração.

“Por meio da castração, vamos diminuir a criação desordenada de filhotes e, consequentemente, tirar esses animais da exposição aos maus tratos. Nesse sentido, Jaboticatubas é um dos municípios pioneiros em Minas, com a sua própria sala de castração. Vale dizer que o programa será constante, ou seja, sem paralisação. Até o final do ano, teremos uma grande quantidade de cães e gatos sob nosso controle. Importante ressaltar que o projeto só foi possível devido ao forte apoio que tivemos da Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Saúde e de Assistência Social.”

Importante ressaltar que, para ter direito ao procedimento de forma gratuita, as pessoas que possuem animais de estimação e são cadastradas no CadÚnico do Governo Federal devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente com a devida comprovação de inscrição no sistema governamental em mãos, realizar o pré-cadastro e o agendamento da castração. Para os tratadores e ONGs, o processo é o mesmo, mas é preciso comprovar, através de documentação, o trabalho realizado com os animais.

O endereço da Secretaria é Rua Modestino Gonçalves, número 35 A, atrás do fórum, no centro de Jaboticatubas. O expediente das Secretarias Municipais envolvidas na ação é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações entre em contato diretamente com a Secretaria de Segurança Social e Meio Ambiente através do telefone: (31) 3683-1085.

on 06 Mai 2022