Tradicionais Festas Religiosas e Culturais de Setembro serão realizadas em Jaboticatubas

Com o apoio da Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, as tradicionais Festas Religiosas e Culturais de Setembro serão realizadas na cidade nas próximas semanas. Os desfiles imperiais começam nesta sexta-feira, dia 02, às 9h, com homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

No sábado, dia 03, mantendo a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, acontece uma das celebrações mais aguardadas. Recheada de trajes imperiais muito bem feitos, com a participação do candombe do Mato do Tição, do Reinado de Nossa Senhora e da Banda de Música que leva o nome da Santa, a festa tem um valor cultural dos mais importantes do país, pois retrata uma história que se mantem ao longo de séculos.

A programação começa às 05h, com a Banda de Música realizando a “Alvorada”. Nesse horário, o grupo musical se apresenta na porta da casa dos festeiros para chamar atenção sobre a importância do dia que se inicia. Por volta das 09h, os participantes saem em um desfile carregando a imagem da Santa até a capela, localizada na Praça Francisco Alves, no centro da cidade. Após, é celebrada uma missa e depois servido um almoço para os participantes.

Durante o desfile pelas ruas da cidade, a Banda de Música, o Candombe e o Reinado vão se revezando em apresentações para o público acompanhante. À noite, também no sábado, é celebrado São José, com desfile pelas ruas e celebração de missa na Matriz da cidade.

No domingo, último dia de desfiles, a parte da manhã é reservada para as celebrações em homenagem ao Divino Espírito Santo. Uma festa também recheada de cultura e história, com seu imponente desfile imperial, com trajes belíssimos. Também há a participação do Reinado e da Banda de Música.

A noite é reservada à homenagem a São Sebastião. Desfile também característico das Festas de Setembro, seguindo os mesmos moldes das outras apresentações. No final, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é celebrada a última missa, considerada Missa Solene, finalizando os dias de desfiles.

Mas as Festas de Setembro não terminam por aí. No próximo final de semana, mais precisamente no domingo, dia 11, é celebrada a Romaria de Nossa Senhora da Piedade. Os católicos rezam missa no domingo de manhã e, logo após, carregam a imagem da santa em uma caminhada de fé até o Barreiro, zona rural da cidade. Lá há a celebração de mais uma missa e assim se encerram as tradicionais Festas Religiosas e Culturais de Setembro em Jaboticatubas.

A secretária municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Isabel Rocha, ressalta que em setembro os jaboticatubenses se envolvem inteiramente para celebrar com muita fé e carisma os santos católicos. “As Festas de Setembro não só envolvem o nosso povo em uma união de fé, religiosidade e carisma, mas também revelam um grande valor cultural. Isso contribui para a manutenção das tradições e para o crescimento do nosso potencial turístico”.

De acordo com os registros, historiadores confirmam que as celebrações tiveram início na época dos escravos, muito antes de Jaboticatubas se tornar cidade, tempo em que se homenageava Nossa Senhora do Rosário. Depois, com o passar do tempo, as celebrações de setembro passaram a ter mais incentivo da comunidade católica e foram acrescentadas festividades em homenagem a outros santos, como o Sagrado Coração de Jesus, São Pedro, São José, São Sebastião e Divino Espírito Santo.

Com essas homenagens, as Festas de Setembro, que já eram consideradas uma tradição com grande valor cultural, se tornaram ainda mais influentes para a população jaboticatubense.

Confira a programação completa aqui.

on 29 Agosto 2022