Prefeitura de Jaboticatubas dá início ao projeto Saúde em Rede

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e com apoio da Secretaria de Saúde do Estado, dará início ao projeto Saúde em Rede em Jaboticatubas. A ação começa neste dia 12 de maio, na Unidade Básica de Saúde Duarte Henriques de Freitas. No dia 17 haverá mais uma atividade.

Por meio do projeto, serão desenvolvidas atividades de tutoria, que funcionarão como referência para as demais unidades de saúde. O objetivo é que os gestores e profissionais de saúde possam aprender na prática o “como se faz”. Serão 11 oficinas ao todo. Durante os dias de atividades, as UBS terão atendimento reduzido. A população será avisada com antecedência.

O Projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.

A metodologia do Saúde em Rede se baseia na utilização de práticas problematizadoras, que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e propõem o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo de planejamento estratégico e participativo.Ela busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

on 12 Mai 2023