Prefeitura de Jaboticatubas reforça importância da vacinação contra a Febre Amarela

Devido à ocorrência de casos de Febre Amarela em determinadas regiões de Minas Gerais e outras partes do país, a Prefeitura de Jaboticatubas coloca em pratica ações visando à prevenção da doença. Por meio da Secretaria de Saúde e com apoio da Coordenação de Atenção Primária à Saúde e Imunização, a atual gestão ressalta a importância de manter o cartão de vacinação atualizado com a vacina contra a Febre Amarela.

Isso se dá pela grande presença de macacos Sagui em toda a região. Também conhecido como “Soim”, esses animais são sensíveis ao vírus da Febre Amarela, e a morte deles pela doença é um alerta aos órgãos de saúde sobre a necessidade de vacinação da população humana nos arredores.

Os primatas são tão vítimas da doença quanto os humanos, não transmitindo diretamente, mas, esses animais, assim como o homem, são hospedeiros do vírus. Os mosquitos silvestres são os responsáveis pela manutenção do vírus na natureza. Portanto, matar macacos para acabar com o vírus não só é uma estratégia ineficaz, como pode agravar o quadro de risco para a população.

Nessa época do ano, é comum os Soim serem vistos dentro do perímetro urbano, geralmente são animais que vivem em áreas de matas, longe da presença de pessoas, mas, muitas das vezes, a escassez de alimentos e o avanço das construções contribuem para que procurem refúgio em outros locais.

É importante ressaltar que os animais não são os culpados pela propagação da doença, eles apenas são mais sensíveis ao vírus. A detecção desse vírus nesses animais ajuda aos órgãos de saúde na montagem de estruturas e estratégias de combate à doença em determinadas regiões.

Ou seja: os macacos Saguis, ou Soim, são aliados no combate à Febre Amarela e não se deve maltratar esses animais. Inclusive, a prática desse tipo de ação é crime ambiental e está sujeita à multa e detenção.

Vacina em Jaboticatubas

• A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as salas de vacina do município, é gratuita e faz parte do calendário básico (de 9 meses a 59 anos);
  • Quem ainda não vacinou, pode procurar o Centro de Saúde José Evaristo Rodrigues (Jaboticatubas) ou a UBS Cecília Rodrigues Miranda (Almeida) dentro do horário de funcionamento da sala de vacina, levando a Cartão de Vacinas e documentos pessoais;

• Pessoas que vão viajar para onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos), e para as áreas internacionais, a vacina deve ser administrada com dez dias de antecedência para que o organismo tenha tempo de produzir anticorpos.
  • Reforçamos que não estamos em Campanha (é rotina);
  • A vacina é a única forma de evitar a doença.

O secretário municipal de Saúde, Arlen Marques, reforça sobre a necessidade de alertar a população sobre os riscos. “As nossas equipes estão intensificando as ações de prevenção contra a doença em todo o município. A população tem que estar ciente dos riscos, porque a Febre Amarela é uma doença grave. Não temos históricos recentes de infectados em Jaboticatubas e, para manter esse dado, estamos trabalhando na manutenção da saúde da nossa população. Todos precisam entender que os animais não tem culpa e por isso, não temos que maltrata-los. A melhor forma de prevenir e vacinar”.

on 27 Setembro 2023